quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Assaltantes explodem caixa eletrônico do Bradesco de Orobó




Assaltantes armados explodiram o caixa eletrônico do posto de atendimento do Bradesco instalado no Centro do município de Orobó, Agreste Setentrional.

 De acordo com a Polícia Militar (PM), a ação da quadrilha aconteceu por volta das 3h desta quinta-feira (23). Moradores disseram que foram ouvidas duas grandes explosões e, em seguida, disparos de arma de fogo, mas ninguém ficou ferido. Os explosivos danificaram parcialmente a estrutura do prédio onde fica o caixa eletrônico. Os suspeitos fugiram e não foram identificados.

 No local, os policiais encontraram cápsulas de armas de grosso calibre. A polícia não confirmou a quantia levada. O local está isolado para a perícia do Instituto de Criminalística (IC). 

Em junho de 2014 uma ação semelhante deixou o posto do Bradesco totalmente destruído. (Informações e Imagem | Edinho Soares)

Fonte:  Blog do Agreste

Posse marcada

Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Foi definida para o dia 22 de março a posse do novo ministro do STF, Alexandre de Moraes. O ex-ministro da Justiça se encontrou com a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, para agendar a data.

Moraes foi indicado por Michel Temer para ocupar a vaga de Teori Zavascki, morto em janeiro depois de um acidente aéreo.

Fonte: Giro Uol

Serra pede demissão

Nicolás Celaya/Xinhua
José Serra não faz mais parte do Ministério de Relações Exteriores. O chanceler pediu demissão alegando “problemas de saúde” e informando que o tempo de recuperação é de pelo menos quatro meses. Serra passou por uma cirurgia na coluna em dezembro.

O ex-ministro disse que vai seguir no cargo de senador e “trabalhar para projetos que visem à recuperação da economia”.

Fonte: Giro Uol

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Ia aumentar, mas vai abaixar

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Após anunciar que o preço das ligações feitas de telefone fixo para celulares ficaria, em média, 1,33% mais caro a partir de janeiro, a Anatel anunciou hoje um corte nas tarifas que vai reduzir o valor final das chamadas locais e interurbanas.

O desconto será de 16,49% a 19,25% no valor final das ligações locais de fixo para móvel. Nas ligações interurbanas o desconto será de 7,05% a 12,01%. A redução passa a valer a partir de 25 de fevereiro.

Fonte: Giro Uol

Transferência sem taxa

Renato S. Cerqueira/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
Trabalhadores com conta poupança na Caixa poderão transferir o dinheiro das contas inativas do FGTS para outro banco sem ter de pagar pela movimentação (DOC ou TED) até 31 de agosto.

Quem não tem conta na Caixa poderá transferir o dinheiro do FGTS sem custo para outros bancos até 31 de julho, último dia para saque do recurso.

Fonte: Giro Uol

Liberdade negada

REUTERS/Rodolfo Buhrer
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou a favor de manter preso o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu em processos da Operação Lava Jato, e de negar pedido de liberdade feito pela defesa do peemedebista.

O relator do caso no STF, ministro Edson Fachin, afirmou que o tipo de recurso utilizado por Cunha para pedir a liberdade não poderia ser aceito.

Fonte: Giro Uol

Cabral vira réu

Rodrigo Félix/Estadão Conteúdo
O juiz federal Marcelo da Costa Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). Agora, o peemedebista é réu em quatro ações penais, sendo três em tramitação no Rio e uma em Curitiba.

Na denúncia, o ex-governador do Rio de Janeiro é acusado de 184 crimes de lavagem de dinheiro, como resultado da operação Eficiência, uma continuação fluminense da Lava Jato.

Fonte: Giro Uol

Vaquejada aprovada

Adriano Vizoni/Folhapress
O Senado aprovou ontem, em primeiro e segundo turnos, o projeto que abre caminho para legalizar a prática da vaquejada em todo o país. O texto agora segue para votação na Câmara dos Deputados.

Em outubro do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou inconstitucional uma lei cearense que regulamentava eventos desse tipo. O Supremo considerou que a prática promove maus-tratos aos animais, havendo "crueldade intrínseca", segundo voto do relator, ministro Marco Aurélio.

Fonte: Giro Uol

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Franco fica

Roberto Jayme/UOL
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, decidiu manter Moreira Franco no cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele negou um pedido de liminar dos partidos Rede e PSOL para que a nomeação fosse suspensa.

Na decisão, Celso de Mello afirma que a nomeação para o cargo de ministro não leva à obstrução ou paralisação de eventuais investigações.

Fonte: Giro Uol

FGTS no bolso


FGTS no bolso
 
Letícia Moreira/Folhapress
Começa em março o saque do dinheiro das contas inativas do FGTS. No mês poderão resgatar o valor os nascidos em janeiro e fevereiro. Em abril é a vez de quem nasceu em março, abril e maio. Os nascidos em junho, julho e agosto poderão sacar o dinheiro em maio.

Para quem faz aniversário em setembro, outubro ou novembro, o mês disponível é junho. Já quem nasceu em dezembro pode resgatar a quantia em julho. Têm direito aos recursos somente quem deixou o emprego até 31 de dezembro de 2015.

Fonte: Giro Uol

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mudanças à vista


Mudanças à vista?
 
Sérgio Lima - 28.mar.2013/ Folhapress
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal encaminhou hoje ao presidente Michel Temer um pedido de mudança na direção-geral da instituição.

Em assembleia realizada na última sexta-feira (10), 72% dos delegados foram favoráveis à saída de Leandro Daiello. De acordo com a Associação, a 'constante omissão do diretor-geral enfraquece a instituição'.

Giro Uol

Se virar réu, será afastado

Alan Marques/Folhapress
O presidente Michel Temer afirmou hoje que os ministros que eventualmente forem denunciados pela Procuradoria-Geral da República no âmbito da operação Lava Jato vão ser afastados do cargo. De acordo com o presidente, caso o STF aceite a denúncia, o que transformaria o ministro em réu, ele seria definitivamente desligado do governo.

No pronunciamento, Temer não citou o nome do ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), que teve a posse ameaçada por decisões judiciais e terá o caso julgado em definitivo pelo STF.

Fonte: Giro Uol

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Enem

Geraldo Bubniak/UOL
Vai continuar aberta, até as 23h59 de 17 de fevereiro, a Consulta Pública sobre mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O prazo teve início em 18 de janeiro e foi prorrogado pelo Ministério da Educação por causa da grande participação popular.

Temer condena greve


Alan Marques/Folhapress
O presidente Michel Temer se manifestou nesta sexta feira sobre o movimento de policiais militares no Espírito Santo, que levou à falta de policiamento nas ruas e à escalada da violência na capital Vitória.

Em nota, Temer disse que "condena a paralisação ilegal da polícia militar que atemoriza o povo capixaba", e afirmou que "o direito à reivindicação não pode tornar o povo brasileiro refém". 

Fonte: Giro Uol

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Todos são citados na Lava Jato

Arte/UOL
Favorito à reeleição para a presidência da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) está entre os oito políticos que ocupam ou ocuparam o cargo e que são citados por delatores da Lava Jato. A eleição acontece hoje.

Entre os ex-presidentes da Casa mencionados estão o atual presidente da República, Michel Temer (PMDB), Eduardo Cunha (PMDB-MG), que está preso, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Completam a lista Marco Maia (PT-RS), Henrique Alves (PMDB-RN), Aldo Rebelo (PCdoB-AM) e Eduardo Magalhães, que morreu em 1998.

Fonte: Giro Uol

Ex-primeira dama Marisa Letícia tem morte cerebral


 
Foto Agência Nacional de Notícias

Flavia Albuquerque - Repóter da Agência Brasil

A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, 66 anos, teve morte cerebral hoje (2). Ela está na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês desde o dia 24 de janeiro.
Segundo boletim médico, foi realizado um doppler transcraniano que identificou a ausência de fluxo cerebral na paciente. Diante do resultado e com autorização da família, foram iniciados os procedimentos preparativos para a doação de órgãos.

A ex-primeira-dama foi internada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Marisa foi acompanhada pelas equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.

Mulher discreta

Marisa Letícia Lula da Silva, nasceu em São Bernardo do Campo (SP), em 1950, sob o nome de Marisa Letícia Casa. Figura discreta ao lado do marido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa começou a trabalhar aos nove anos, como babá na casa de um sobrinho do pintor Cândido Portinari. Cresceu em uma família de onze irmãos e casou-se aos 19 anos com o taxista Marcos Cláudio da Silva. Três meses depois e grávida do primeiro filho, Marisa viu-se viúva após Marcos Cláudio ser assassinado durante um assalto.

Em 1973 conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos. Sete meses após se conhecerem, casaram. Com Lula, teve três filhos. Também compõem a família Marcos, filho do primeiro marido, e a enteada Lurian, filha de outro relacionamento de Lula. Marisa esteve ao lado de Lula durante sua ascensão política, desde os tempos de sindicato, passando pela fundação do PT – que ajudou a criar – até a presidência da República, em 2003.

Marisa foi condecorada, em 2003, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Real, concedida pelo rei Haroldo V e a rainha Sônia da Noruega, durante a visita ao Brasil. Também foi condecorada por Portugal com a Ordem da Liberdade, também em 2003, e a Ordem Militar de Cristo, em 2008.

Durante os anos no Palácio da Alvorada, Marisa não encabeçou projetos sociais, função comum às primeiras-damas anteriores, e deixava os holofotes para o marido. Mas durante as corridas presidenciais participava, junto com ele, de comícios, passeatas e outros compromissos de campanha. Em 2011, incentivou Lula a realizar os exames que descobririam um câncer na laringe. Foi Marisa que cortou os cabelos e a barba do marido, antecipando os efeitos da quimioterapia.

Em 2016, a ex-primeira dama viu seu nome envolvido nas investigações da Operação Lava Jato. Tornou-se ré nas investigações após a Justiça acatar a denúncia do Ministério Público Federal contra ela e Lula no caso do triplex no Guarujá (SP). Mesmo aceitando a denúncia, o juiz Sérgio Moro “lamentou” as acusações envolvendo Marisa Letícia. Segundo o juiz, há dúvidas se a esposa de Lula tinha conhecimento dos supostos crimes envolvendo acertos de propina no esquema da Petrobras.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: Agência Nacional de Notícias

Aécio citado em delação

Alan Marques/ Folhapress
O ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Júnior, disse em delação premiada à Lava Jato que fez um acordo com Aécio Neves (PSDB-MG) sobre um esquema de fraude para a construção da sede do governo mineiro.

Na época, o tucano governava Minas. A Cidade Administrativa custou R$ 2,1 bilhões e foi inaugurada em 2010, último ano de Aécio como governador. Em nota, o senador negou as acusações e pediu o fim do sigilo das delações da Lava Jato.

Fonte: Giro Uol