quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Deputados podem votar hoje novo sistema eleitoral e financiamento de campanha



O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está reunido desde cedo com vários líderes partidários para discutir a reforma política. A maioria dos líderes quer colocar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata de mudanças no sistema político-eleitoral, em votação no plenário ainda hoje (16).

Os parlamentares estão tentando fechar acordo sobre algumas questões antes de encaminhar a proposta ao plenário. Entre os pontos em discussão está o modelo de voto majoritário, conhecido como distritão, e a criação do fundo público para financiar as campanhas eleitorais.

Segundo o líder do PSD na Câmara, Marcos Montes (PSD-MG), os deputados estão estudando mudanças no fundo. De acordo com o substitutivo do relator Vicente Cândido (PT-SP), que foi aprovado na comissão especial, o Fundo seria composto por recursos correspondentes a 0,5% da receita líquida do orçamento fechado no mês de junho, o que resultaria em valores de hoje no montante de R$ 3,6 bilhões.

Os deputados devem aprovar a criação do fundo e deixar a definição do valor para ser regulamentada posteriormente pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Eles também querem definir regras para o financiamento privado, atualmente proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Saiba Mais
Comissão conclui votação de destaques e reforma política pode ir a plenário

Vicente Cândido disse que apresentará uma emenda retirando o percentual do fundo. O relator adiantou também que pode ocorrer a apresentação de emenda mantendo o sistema de voto atual, o proporcional com lista aberta, para 2018.

Segundo o relator, os defensores do modelo distritão se dispuseram a defender o voto em lista preordenada a partir de 2022, desde que o plenário aprove o distritão para as duas próximas eleições.

O acordo ainda está em andamento e deve tomar a agenda do dia da Câmara. A expectativa é que os deputados ainda votem hoje o texto principal da proposta. Os destaques com as mudanças no relatório devem ser apreciadas na semana que vem.

Vicente Cândido também é relator de um projeto de lei ainda em apreciação em uma das comissões especiais da reforma política na Câmara. O PL prevê regras para financiamento de pessoas físicas e a criação da habilitação prévia dos candidatos, entre outros pontos. Segundo o deputado, o PL deve ir a plenário somente na semana que vem, depois da conclusão da votação da PEC 77/03.

Os líderes também cogitam pautar, ainda hoje no plenário, a PEC 282/2016, que trata do fim das coligações partidárias, de novas regras para acesso ao fundo partidário e do tempo de propaganda na rádio e na TV. Mas, o projeto substitutivo apresentado pela relatora desta proposta, deputada Sheridan (PSDB-RR), deve ainda passar por discussão e votação na comissão especial.

Rodrigo Maia deve receber também o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e lideranças do Senado, que deve apreciar a proposta após a votação na Câmara.

O objetivo é garantir que o que for aprovado na Câmara tenha respaldo entre os senadores. As bancadas dos partidos também devem se reunir ao longo do dia para definirem estratégias em torno da votação da PEC.

Débora Brito – Repórter da Agência Brasil

Edição: Denise Griesinger

domingo, 13 de agosto de 2017

ESPECIALISTA FALA SOBRE SAÚDE MENTAL


No Brasil muitas pessoas sofrem com problemas de saúde mental. No início do semestre desse ano o coordenador-geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro, Tratou sobre Política de saúde mental em nosso país na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

É preocupante o número vítimas atingidas com esse problema. Nossa reportagem conversou com o médico Dr. Wágner Souza falando sobre tema.



OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NA ÍNTEGRA



REPORTAGEM
Luís Correa
Jornalista e Radialista
DRT 6110/PE DRT 4116/PE

Planalto diz que Temer não participa de discussões sobre reforma política





Em nota à divulgada à imprensa, o Palácio do Planalto informou hoje (12) que o presidente Michel Temer não está participando das discussões sobre a reforma política, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. De acordo com o comunicado, Temer "não se envolveu na adoção do distritão nem na criação do fundo eleitoral. Esses são temas do Congresso Nacional".

Na quarta-feira (9), a comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata da reforma, aprovou por 25 votos a 8, o parecer apresentado pelo deputado Vicente Candido (PT-SP).

A expectativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é que a reforma seja votada até o fim deste mês. Em seguida, a PEC segue para votação no Senado.

O texto aprovado na Câmara mantém o sistema eleitoral atual para 2018 e 2020 e estabelece que o sistema de voto distrital misto, que combina voto majoritário e em lista preordenada, deverá ser regulamentado pelo Congresso em 2019 e, se regulamentado, passaria a valer para as eleições de 2022.

Andre Richter - Repórter da Agência Brasil

Edição: Aécio Amado

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Gestores devem enviar até 20 de agosto as informações ao FNDE



O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou até 20 de agosto o prazo para a prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). Estados e municípios que receberam recursos desses programas em 2016 precisam enviar os dados sobre a execução financeira por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE.
“O prazo foi prorrogado para não prejudicar estudantes que são atendidos por esses programas em todo o Brasil”, afirma o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, lembrando que “a omissão na prestação de contas acarreta na suspensão do repasse financeiro feito pelo FNDE”.


No caso dos programas de alimentação e transporte escolar, as contas dos entes federativos serão analisadas inicialmente por conselheiros de controle social, responsáveis por acompanhar a execução do Pnae e do Pnate em cada município e estado. Os conselhos têm prazo até 4 de outubro para registrar seus pareceres, aprovando ou não as contas, no Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon) do FNDE. Já as contas do PDDE são analisadas diretamente por técnicos da autarquia.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do FNDE 

domingo, 6 de agosto de 2017

DIOCESE DE NAZARÉ DA MATA FESTEJOU 99 ANOS



   Na  tarde deste domingo dia 06 de agosto de 2017 os fiés lotaram a praça da Catedral de Nazaré da Mata- PE, para festejar os 99 anos da Diocese. 




 A missa foi presidida pelo Bispo Dom Francisco Lucena. Várias paroquias que pertence a diocese compareceram a celebração festiva.




Durante a celebração rumo ao centenários seis Seminaristas foram ordenados  Diáconos para ajudar na missão evangelizadora.












 MOMENTO DA ORDENAÇÃO DOS SEMINARISTAS 
ASSISTA O VÍDEO














No próximo ano em 2018 os diocesanos festejam 100 anos.  Agosto é o mês das vocações, justamente nesse período que Nazaré da Mata celebram esse marco com outras Dioceses de Pernambuco.










MOMENTO DA ORAÇÃO E HINO DO CENTENÁRIO DIOCESANO  
ASSISTA O VÍDEO


Em coletiva de imprensa a nossa reportagem conversou com o Bispo emérito Dom Severino que também estive presente na celebração, ele falou sobre a ordenação Diaconal dos seminaristas os quais passaram pelo seu pastoril. 



                     OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NA ÍNTEGRA




OBispo Francisco Lucena que presidio a celebração, concedeu entrevista em coletiva de imprensa. Ele sentiu se feliz com a organização e a presença dos diocesanos e falou também da inauguração do Museu. 





OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NA ÍNTEGRA

 


REPORTAGEM
Luís Correa
Jornalista e Radialista
DRT 6110/PE DRT 4116/PE

NESTE DOMINGO 06 DE AGOSTO A DIOCESE DE NAZARÉ CELEBRA 99 ANOS



A Diocese de Nazaré da Mata-PE celebra neste domingo dia 06 de Agosto seus 99 anos. O Pároco José Nivaldo falou a nossa reportagem como será a programação. "Daremos Inicio às 16 horas acolhendo os diocesanos na Capela de Santa Terezinha no Bairro do Juá, onde e seguiremos para Catedral”, afirmou. Segundo Pe. Nivaldo a Santa Missa será presidida pelo Bispo Dom Francisco de Lucena. Na ocasião seis seminarista serão ordenados Diáconos. 

                   OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NA ÍNTEGRA



REPORTAGEM
Luís Correa
Jornalista e Radialista
DRT 6110/PE DRT 4116/PE

sábado, 5 de agosto de 2017

PREFEITURA DE MACHADOS FAZ MAPEAMENTO SOBRE SEGURANÇA


    O município de Machados recebe nova viatura do governo do estado para companhia da polícia militar. Em entrevista a nossa reportagem o prefeito Argemiro Pimentel relatou que foi uma reivindicação da gestão atual. “Fizemos um mapeamento, juntamente com a polícia militar, a polícia civil, a guarda municipal e as pessoas que conhecem os focos dos problemas na área da segurança. Ele está nos ajudando para termos uma iluminação de qualidade e proporcionar tranquilidade à população, esse mesmo trabalho iremos fazer na zona rural”, declarou.


    O prefeito também falou sobre cadastramento biométrico que está acontecendo no município. “No inicio desse mês de agosto tivemos uma audiência pública aqui em Machados com representação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), e o juiz da nossa comarca. O cadastramento está acontecendo no Mercado Multicultural em frente à igreja matriz, no centro de Machados das 08 às 14:00 horas”, afirmou.

          
       Pimentel também falou sobre a nomeação do novo secretário de saúde, da volta às aulas dos alunos da rede municipal, sobre o adiamento da festa da banana, a preparação para o desfile cívico da independência, dentre outros assuntos ligados à municipalidade.


OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NA ÍNTEGRA




REPORTAGEM
Luís Correa
Jornalista e Radialista
DRT 6110/PE DRT 4116/PE


Petrobras anuncia reajuste médio de 6,9% do gás de cozinha



A Petrobras reajustou em 6,9%, em média, os preços do gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 quilos (GLP P-13). O reajuste do gás de cozinha entra em vigor à 0h deste sábado (5) e, de acordo com a estatal, acompanha a política de preços divulgada no dia 7 de junho deste ano. O ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos.


A companhia destacou que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados e que as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. A Petrobras calculou que, se os repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores forem levados, integralmente, aos preços ao consumidor, o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 2,2% ou cerca de R$ 1,29. O valor vai depender da manutenção das margens de distribuição e de revenda e das alíquotas de tributos.


A estatal ressaltou que o último reajuste ocorreu em 5 de julho deste ano e que a alteração atual não se aplica ao GLP destinado a uso industrial ou comercial.


Em nota, o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informa que as empresas distribuidoras associadas à entidade foram comunicadas na tarde de hoje pela Petrobras que o GLP para embalagens de até de 13kg ficará mais caro a partir da 0h. Segundo o sindicato, o reajuste oscilará entre 6,4% e 7,5%, de acordo com o polo de suprimento.


Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

Edição: Juliana Andrade

MACHADOS SERÁ CONTEMPLADO COM PROGRAMAS CARTÃO REFORMA E CRIANÇA FELIZ




Em entrevista a nossa reportagem a secretaria de Ação Social Elisandra Cunha, disse que o município de Machados localizado no agreste setentrional de Pernambuco está sendo contemplado com os Programas do governo federal: Cartão Reforma e Criança Feliz. “O município já está elegível, vamos fazer do cadastro do edital e a análise do polígono em cada localidade, que esteja dentro das exigências do programa”, afirmou.


A secretaria falou sobre a Conferência Municipal de Ação Social que aconteceu no mês de julho, da implantação do CREAS E CRAS, dos centros de idosos e das mulheres gestantes como também da sua ida a Brasília juntamente com o prefeito Argemiro Pimentel, em busca de recursos para o município através da secretaria que ela está à frente.




OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NA ÍNTEGRA


REPORTAGEM
Luís Correa
Jornalista e Radialista
DRT 6110/PE DRT 4116/PE

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

DIA DO PADRE

Ser padre

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo
No mês de agosto, a Igreja Católica propõe aos seus fiéis o tema da vocação. O assunto pode ser abordado sob diversos pontos de vista. A vocação se identifica com a própria realidade da pessoa: a constitui e a define. Podemos dizer que é o resultado de chamado e de resposta. Os carismas, os dons, as vocações ocorrem para a utilidade comum dos homens que vivem na terra.
Para o pensamento cristão está claro que quem chama é Deus. Só Ele pode entrar na vida do homem com sua voz imperiosa; só Ele pode propor a alguém um destino que toca toda sua vida. As formas de chamado são múltiplas e, normalmente, não tem anda de extraordinário. Entre os caminhos que despertam as opções vocacionais destacamos: a) A voz do sangue, isto é, a tendência instintiva, o desejo íntimo e profundo que impele para um modo de ser e estar; b) O ambiente em que a pessoa vive; c) o momento histórico e suas necessidades.
A primeira semana do mês é dedicada a vocação ao sacerdócio, ao ser padre. Se formos ouvir a história pessoal de cada padre, a maioria, certamente vai relatar que o despertar, o discernimento e finalmente a opção realizada foi conforme os passos acima apontados. Minha história vocacional enquadra-se aí.
A escolha vocacional não se situa entre uma mais fácil e outra mais difícil. Talvez o foco deva ser colocado mais entre vocação falsa e vocação autêntica. Desafios são comuns em todas as opções, por isso as mais autênticas são aquelas escolhas feitas e mantidas em meio a desafios. Toda opção vocacional exige renúncias. Escolher é descartar outras possibilidades. As renúncias são mais numerosas que as escolhas. Uma opção é positiva quando a escolha do caminho foi feita livremente. Neste ambiente situa-se o discernimento vocacional de um padre. A escolha livre o conduziu a um modo de viver, ao exercício de determinadas atividades. Na escolha renunciou a outras possibilidades.
O padre é alguém que segue os passos do mestre Jesus Cristo. Respondeu ao convite “vem e segue-me”. Seguir Jesus Cristo pressupõe a fé e a comunhão com o seu projeto, denominado de Reino de Deus. O seguimento gera responsabilidades para o padre que são sintetizadas em três grandes áreas. A primeira e a fundamental é anunciar o Evangelho, despertando a fé e o seguimento de Jesus Cristo e a formação da Igreja. A segunda é santificar o Povo de Deus. O padre é um homem ligado ao sagrado. Munido pelo poder recebido no sacramento da Ordem, ele torna-se ministro e servidor das coisas que se referem a Deus para o bem das pessoas. E a terceira missão do padre é conduzir e orientar a comunidade eclesial. Agregar as pessoas, fortalecendo-as e animando-as na vivência cristã. A realização vocacional do padre ocorre na abertura para os outros, no exercício daquilo que lhe é próprio.
Ser padre é uma construção cotidiana que é feita na intimidade com Deus, na comunhão com a Igreja e no exercício ministerial. O padre passa a vida inteira, cotidianamente, respondendo ao chamado e reafirmando a escolha radical feita num momento de sua vida.
 Fonte: CNBB

O SUS FOI TEMA PRINCIPAL DA CONFERÊNCIA DE SAÚDE EM BOM JARDIM


    A Prefeitura Municipal do Bom Jardim através do Fundo Municipal de Saúde e Conselho de Saúde realizou a IV CONFERÊNCIA DE SAÚDE. O tema principal foi: O SUS que temos e SUS que queremos. Diversos profissionais da área de saúde e de outras áreas, como autoridades  compareceram ao ato.


   A nossa reportagem esteve presente e conversou com a Secretária de Saúde Elizabete Silva. “Foi melhor do que esperado, organizamos para 150 pessoas e recebemos mais de 200”, declarou.


   A secretária falou sobre a escolha do tema e os palestrantes convidados. “O nosso tema foi bem propício é o que temos e o que queremos. Tivemos a abertura principal Com o Dr. Mário Moreira, sobre o SUS em seguida tivemos a continuidade com os eixos ligados a temática sobre saúde com outros profissionais”, afirmou.




OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NA ÍNTEGRA


REPORTAGEM
Luís Correa
Jornalista e Radialista
DRT 6110/PE DRT 4116/PE