São mais de 105 mil vagas disponíveis para estudantes novatos, a partir desta quarta-feira (16). Matrícula é feita exclusivamente pela internet
Assessoria de Comunicação
As vagas estão assim distribuídas: 19.031 na capital; 21.592 na Região Metropolitana, e 64.399 no interior, totalizando 105.022 vagas disponíveis na internet. Destas, 39.143 são para o ensino fundamental, incluindo anos iniciais e finais; e 65.879 para o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de vagas oferecidas para novatos, 22.974 estão nas escolas em tempo integral da Rede. Na Região Metropolitana, são 9.457 e outras 13.517 no interior do Estado.
Antes do sistema ser aberto, já haviam sido reservadas outras 91.043 para estudantes vindos das redes municipais, que não precisarão participar deste processo na internet, pois já estão automaticamente matriculados na rede estadual.
“Quando abrimos o sistema, já temos automaticamente renovadas as matrículas dos nossos estudantes nas escolas da rede estadual e também já fazemos o trabalho de acomodar todos os estudantes que estão deixando as redes municipais para ingressarem nas escolas do Estado. O mais importante neste processo é garantirmos vagas para todos os estudantes que desejem se matricular na nossa rede e não deixar nenhum jovem com idade escolar fora da escola”, destaca o secretário estadual de Educação, Fred Amancio.
Pelo segundo ano consecutivo, a matrícula será feita exclusivamente pela internet, no endereço www.matricularapida.pe.gov.br, a partir das 7h. Ano a ano, a Secretaria Estadual de Educação identificou que vinha diminuindo o número de matrículas realizadas por telefone, o que levou a pasta a optar por concentrar as matrículas somente na internet. O serviço de atendimento telefônico continuará disponível apenas para dúvidas e informações: 0800 286 0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro.
Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.
Para auxiliar o acesso ao sistema, um conjunto de escolas que têm laboratórios de informática com internet estará acessível para a comunidade escolar que não tem acesso à internet poder realizar a matrícula. O início do ano letivo está previsto para 2 de fevereiro de 2017. A Rede Estadual possui 1.049 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco. Tem cerca de 630 mil estudantes matriculados.
VAGAS POR GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
GRE Agreste Centro Norte (sede em Caruaru)
8.538 vagas
GRE Agreste Meridional (sede em Garanhuns)
2.183 vagas
GRE Mata Centro (sede em Vitória de Santo Antão)
3.782 vagas
GRE Mata Norte (sede em Nazaré da Mata)
9.361 vagas
GRE Mata Sul (sede em Palmares)
5.892 vagas
GRE Metropolitano Norte (sede no Recife)
13.459 vagas
GRE Metropolitana Sul (sede no Recife)
8.133 vagas
GRE Recife Norte (sede no Recife)
8.486 vagas
GRE Recife Sul (sede no Recife)
10.545 vagas
GRE Sertão Central (sede em Salgueiro)
4.135 vagas
GRE Sertão do Alto Pajeú (sede em Afogados da Ingazeira)
6.227 vagas
GRE Sertão do Araripe (sede em Araripina)
5.107 vagas
GRE Sertão Médio São Francisco (sede em Floresta)
8.348 vagas
GRE Sertão do Moxotó (sede em Arcoverde)
3.372 vagas
GRE Sertão do Sub Médio São Francisco (sede em Floresta)
4.466 vagas
GRE Vale do Capibaribe (sede em Limoeiro)
2.988 vagas
TOTAL de vagas: 105.022
*O Estado de Pernambuco está divido em 16 Gerências Regionais de Educação, sendo quatro que cuidam das escolas da capital e Região Metropolitana, e 12 responsáveis pelas escolas da Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário