sábado, 10 de dezembro de 2016

Democratização da Mídia e os Direitos Humanos em xeque


 A democratização da mídia e os direitos humanos é fortemente abordado e nunca sai de pauta, todo dia é uma novidade e um assunto a ser discutido, é necessário uma grande postura de articulação para que as novidades se desdobrem a cada desfecho ocorrido. A calamidade da falta de recursos tem que ser devastada para que os meios de comunicação e as mídias evoluam em um ciclo constante. Além de ser preciso uma democratização, também é de fato afirmar que precisamos de uma regulação da mídia. 

Com certeza a mídia influência diretamente nos Direitos Humanos. As pessoas por ter acesso todos dias a determinadas informações nos grandes meios de comunicação. Seja ele falado, escrito ou televisionado, acabam absorvendo tais notícias como verdade absoluta. Porém, muitas vezes  aquelas informações veiculadas não correspondem a realidade. Pois, as versões divulgadas dos fatos estão diretamente relacionadas aos interesses de grupos familiares detentores dos grandes veículos de comunicação.Infelizmente grande parte da população brasileira ainda não utiliza a internet e TVs a cabo. Isso causa uma certa exclusão.



Medidas governamentais precisam ser tomadas para mudar essa realidade. Pacote de internet e TV por assinatura com preços mais em conta e com melhor agilidade e qualidade. Como também acesso gratuito para as pessoas de baixa renda. Quando isso acontecer em nosso país podemos dizer que de fato temos uma mídia democratizada.

Por outro lado os que tem acesso a essas ferramentas  não o  usufruem corretamente. Devido  a correria em que vivemos, as pessoas preferem textos curtos com mais fotos e vídeos. Muitas vezes leem apenas os títulos e manchetes.  Em relação a TV, elas escolhem programas superficiais sem conteúdo educativo, informativo e que busca formar opinião.

Devemos seguir os exemplos dos países desenvolvidos, como: Estados Unidos, Japão, Inglaterra,  entre outros, nos quais a maior parte da população tem acesso a esses meios de comunicação com tecnologia de última geração, os aparelhos e pacotes de dados  são de baixo valor. Quando isso acontecer no Brasil, todos terão mais informações. Mas para que isso aconteça, devemos nos unir e lutar por nossos direitos reivindicando as autoridades. É preciso investimentos dos órgãos  governamentais  com verbas publicitaria  para meios de comunicação de pequeno porte.

Tem que ser planejado, constituído e implantado meios que possam contribuir para esse crescimento, as mídias vem evoluindo dia pós dia, sem limites, e o ser humano precisa obter essa gula de crescer junto e aprender cada vez mais. Os direitos humanos são impulsionados pela desenvoltura que ocorre nas mídias, temos que ir atrás do que ocorre além da notícia, além dos nossos direitos, além do que imaginamos e queremos pro futuro. Sem limitações e sem recuar, a busca pelo sucesso tem que ser contínua. 

A comunicação é o principal ponto para o nosso direcionamento, a TV, o rádio e a internet passam pelo processo evolutivo constantemente, a tecnologia avança a cada minuto e isso se torna benéfico para irmos mais a fundo nos nossos direitos como cidadãos, com isso a liberdade de expressão ganha força, formando diferentes ideias, opiniões e pontos de vista, portanto os diferentes grupos sociais, culturais, étnico-raciais, e políticos tenham direito de se manifestar em igualdade de condições no espaço público midiático. É preciso quebrar muitos paradigmas que ainda estão expostos na sociedade. A sociedade carece pela evolução das mídias e dos direitos humanos.  






Entrevista com o Jornalista Marcelo Negromonte

Veja o vídeo:
         




Entrevista com o Radialista Flávio Nicetas


Veja o vídeo:


Fonte:http://acessenoticiaja.blogspot.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário