Foto: Internet
As novas plataformas
online estão mudando o jeito de trabalhar na comunicação. Atualmente surgem
novas descobertas e experimentações. Com isso, os jornalistas precisam entender
os novos meios e saber usá-los a seu favor. Através de capacitação
profissional, e especialização nas áreas de mídias sociais e design gráfico.
As mídias
sociais têm sua própria lógica e nem sempre o tráfego será seu objetivo. “Hoje
é prático, todos os clubes de futebol da capital pernambucana, terem redes
sociais, que estão sempre atualizadas com as notícias para que nós estejamos
sempre antenados nas redações”, declarou a jornalista Kaline Bradley. É preciso
que os comunicadores entendam a importância de ter uma estratégia para a
distribuição do conteúdo, como também possuir as melhores práticas e
habilidades para não ser derrotados na sua execução de forma mecânica ou
eletrônica.
Parecem
simples as redes sociais no jornalismo esportivo, mas a relação é muito ampla
entre ambos. Essas ferramentas estão cada dia mais com novos avanços,
especialmente nas últimas décadas. Deixaram de usá-las apenas no meio
individual, transformaram em instrumentos de trabalho profissional. Elas estão
mudando a forma das pessoas de se relacionarem, tornando mais próximo o contato
entre torcedores e a imprensa.
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Com
jornais on-line as seções têm varias opções para o leitor procurar o que lhe interessa.
Bradley fala sobre a importância da internet no seguimento esportivo. “Atualmente
os clubes estão mais organizados, têm assessoria de imprensa remunerada
trabalhando na área de forma bem mais profissional, com o uso desse mecanismo
facilita muito os nossos trabalhos em relação à informação do conteúdo”,
afirmou.
Figueroa destaca que quando um
repórter vai para as ruas com embasamento, tem mais propriedade para falar
sobre a cobertura que ele fez. Porém, quando faz uma colocação que não agradou
ao torcedor, o mesmo o critica. “Hoje as pessoas sabem meu nome, conhecem meu rosto,
meus gostos e podem conversar comigo. Sou cobrado diretamente. Há casos que o
torcedor internauta diz através das redes sociais que a matéria veiculada não
refletiu o que foi o jogo”, declarou. Ele acredita que quanto mais verdadeiras,
mais sincera mais espontânea for à relação entre quem faz comunicação e quem
consome a comunicação, melhor para o trabalho.
Jornalista Luis Correa
Registro Profissional: 6110/PE
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