quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Impeachment aprovado

Ailton de Freitas / Ag. O Globo
O plenário do Senado aprovou o impeachment de Dilma Rousseff, por 61 votos a favor e 20 contra.

A presidente foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal, as chamadas 'pedaladas fiscais' no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional.

Fonte Giro Uol

Discurso da presidente deposta

Pedro Ladeira/Folhapress
Após perder o mandato, a ex-presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento no Palácio do Alvorada e prometeu forte oposição ao governo de Michel Temer (PMDB).

Dilma voltou a chamar o impeachment de 'golpe parlamentar' e disse que o Senado tomou uma decisão que entra para a história das grandes injustiças.

Fonte Giro Uol

Posse de Temer

Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Quase três horas depois do fim da cassação do mandato de Dilma, Michel Temer (PMDB) tomou posse de forma definitiva como presidente em cerimônia no Congresso Nacional.

Na primeira fala após assumir em definitivo a Presidência, Temer colocou a geração de empregos como primeira tarefa do mandato. Segundo ele, o momento é de "colocar o Brasil nos trilhos em todas as áreas".

Fonte: Giro Uol

Tudo igual com a Selic

Shutterstock
O Comitê de Política Monetária do Banco Central manteve a taxa básica de juros em 14,25% ao ano. Esta é a nona reunião seguida do BC em que a Selic fica no mesmo patamar.

O último ajuste foi em julho de 2015, quando subiu de 13,75% para 14,25%.

Fonte: Giro uol

Economia segue em queda

Getty Images/iStockphoto/fatido
A economia brasileira continuou em queda no segundo trimestre deste ano. O PIB brasileiro recuou 0,6% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o PIB caiu 3,8%.Os dados são do IBGE.

É o sexto trimestre seguido de encolhimento da economia. Já na comparação anual, é o nono recuo consecutivo. Nos dois casos, é a maior sequência de resultados negativos do PIB em 20 anos.


Fonte: Giro Uol

A compensação da Samarco

Douglas Magno/AFP
O Ministério Público de Minas Gerais acionou a Justiça para obrigar a Samarco e as controladoras, Vale e BHP Billiton, a pagarem R$ 1,3 milhão à Prefeitura de Mariana para gastos com Saúde e Educação.

Esse valor seria uma compensação pela Samarco ter parado de pagar um tributo federal pelo direito de exploração de recursos minerais no município depois do rompimento da Barragem de Fundão, em novembro do ano passado.

Fonte: Giro Uol

Conexão EUA-Cuba

Yamil Lage/AFP
O primeiro voo regular de EUA a Cuba partiu na manhã de hoje de Fort Lauderdale, cidade da Flórida. Esse é um passo importante para a normalização das relações entre os dois países. A viagem foi realizada pela companhia aérea americana JetBlue.

O voo de hoje foi um dos 110 diretos para Cuba que foram aprovados neste ano pelo Departamento de Transporte dos EUA a Cuba. Vão ser 20 viagens para Havana e 90 pra outras cidades cubanas. Os aviões vão partir, em sua maioria, do sul da Flórida, onde se concentra a maior população de origem cubana no país.

Fonte: Uol

Balanço do mês

Luiz Prado/Divulgação BMeFBovespa
A Bolsa fechou em queda de 1,15%, com 57.901,11 pontos. Apesar da baixa no dia, a Bovespa encerra agosto com alta acumulada de 1,03%. É o terceiro mês seguido de avanço. O dia foi marcado pela aprovação do impeachment de Dilma Rousseff e pela divulgação do PIB. Desde que Michel Temer assumiu a Presidência interinamente, a Bolsa se valorizou 9,74%.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,34%, cotado em R$ 3,229.

Fonte: Giro Uol

Agora na oposição

Wilson Junior/Estadão Conteúdo
A cúpula do PT vai discutir na sexta-feira (2) como será feita a oposição ao governo do agora presidente efetivo, Michel Temer.

Uma das medidas estudadas pelo partido é ir às ruas e defender novas eleições, em uma tentativa de encurtar o mandato do peemedebista.

fonte: Giro Uol

Repercussão no exterior

Reprodução
Jornais internacionais também destacaram o impeachment de Dilma, mas ponderam que o fato está longe de resolver os problemas do país. Para o jornal americano The Washington Post, a longa duração do processo – de nove meses – pode ter servido apenas para alienar mais os eleitores já desencantados com o sistema político.

Já o Wall Street Journal afirma que investidores podem estar dando muito crédito a políticos do país e desconsiderando os problemas econômicos.

fonte: Giro Uol

Novos capítulos?

Ailton de Freitas / Ag. O Globo
O impeachment de Dilma Rousseff reforça a fragilidade do sistema político brasileiro e a necessidade de uma reforma para sair do 'prostíbulo' em que a política se encontra no país.

Essa é a opinião do blogueiro do UOL Josias de Souza, que avalia também que Michel Temer vai ter muito trabalho na Presidência, já que assume o governo com um grande índice de rejeição e com a necessidade de tomar medidas impopulares.

Fonte: Giro Uol

VEÍCULOS USADOS PARA PROPAGANDA ELEITORAL TEM QUE PASSAR POR VISTÓRIA

Resultado de imagem para som na campanha eleitoral

Os proprietários dos transportes  usados na propaganda eleitoral dos municípios de Buenos Aires, Nazaré da Mata e Tracunhaém  tem até sexta - feira dia dois de setembro  para fazer vistoria no 2° BPM (Batalhão da Polícia Militar), localizado em Nazaré da Mata- PE. O processo de ajustamento teve iniciou na última segunda- feira dia 29-08 das oito horas manhã até as 16 horas.


A regularização dos veículos e som, ficou definido,em conjunto com representantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral e comando da Polícia Militar dos três respectivos municípios que comunicou as coligações.

Ficou definido, que na segunda e terça-feira, a vistoria para  para os veículos e som do município de Nazaré da Mata. Quarta-feira para Buenos Aires e quinta e sexta-feira para Tracunhaém. Porém aqueles não comparecer  nos dias estabelecidos para seu município  poderá comparecer em outra data até a sexta-feira dia dois de setembro.

 O Tenente Joabe, responsável pelo pelotão de trânsito do 2° BPM, detalhou como estão sendo feitos este trabalho. “Estamos  verificando a documentação dos veículos e dos condutores. Para conduzir estes transportes terão que ser habilitados. Observamos o estado de conservação dos veículos, como farol, freios, luzes, penes etc, “ declarou o Comandante.

Sobre  a regularização do som o comandante do pelotão também  detalhou como será feito.” Estamos  aferindo a potência do som, dentro da faixa permitida", informou.



Segundo o Tenente Joabe, o veículo que não fez está vistorias e for abordado pela fiscalização e estiver dentro do padrão estabelecidos pode ser recolhidos.

"Nós voltaremos"

Pedro Ladeira/Folhapress
Em pronunciamento no Palácio do Alvorada, em Brasília, a ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que o impeachment é um "golpe parlamentar" e promete fazer forte oposição ao governo Michel Temer (PMDB).

"Eles pensam que nos venceram. Haverá contra eles a mais determinada oposição que um governo golpista pode sofrer. Essa história não acaba assim. Nós voltaremos", afirmou Dilma.

Fonte: Giro Uol

Temer assume

Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Quase três horas após o final do processo de impeachment, o ex-vice-presidente e até então presidente interino, Michel Temer (PMDB), tomou posse em definitivo na Presidência da República.

Temer chegou ao Congresso acompanhado de aliados, dos presidentes das duas casas legislativas, Renan Calheiros (PMDB-AL), do Senado, e Rodrigo Maia (DEM-RJ), da Câmara, e do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski. No caminho até o plenário do Senado, ouviu-se alguns gritos de "presidente Temer".

Fonte Giro Uol

O impeachment de Dilma

Ueslei Marcelino/Reuters
Por 61 votos a 20, o Senado aprovou o impeachment de Dilma Rousseff, do PT, que deixa a Presidência da República em definitivo. A presidente foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal, as chamadas 'pedaladas fiscais' no Plano Safra, e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional.

Apesar da cassação do mandato, a agora ex-presidente manteve os direitos políticos. Em votação separada, 42 senadores decidiram pela perda dos direitos políticos contra 36 – eram necessários que dois terços dos parlamentares (54) votassem a favor da medida.

Fonte: Giro Uol

HOJE É DIA DO NUTRICIONISTA

Na data  de hoje, procuramos uma especialista em saúde para nos dar dicas sobre a importância de nos alimentarmos corretamente para termos uma vida saudável. A  nutricionista Tereza Cristina deixou sua mensagem.
“Alimentação saudável é aquela que previne várias doenças. Uma boa dieta deve ser variada e rica em nutrientes e que pode melhorar nossas defesas do nosso organismo, uma simples gripe, por exemplo: você consegue se recuperar prevenir com a alimentação saudável. Para que essa alimentação saudável ela deve ser composta de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e variar os tipos de cereais como carnes, verduras, legumes e frutas inclusive alternando as cores das frutas cada cor de fruta contém sua vitamina, tudo deve ser consumido com moderação e sem excesso, afirmou" a nutricionista.

Sobre a forma adequada de fazermos a refeições e quanto ao tipo de alimentação a nutricionista  também orientou.
"Comer 5 vezes durante ao dia; não fazer uma alimentação apenas baseada em um único tipo de nutrientes; variar os alimentos, por exemplo: no almoço deve ser ingerido feijão, arroz ou macarrão, legumes inclusive carnes que pode ser a própria carne, peixes, frango e mesmo carne de soja, pois possui um baixo teor de gordura e é rica em proteínas; incluir uma ou duas porções diárias de frutas no cardápio, todos os dias. Dê preferência ao queijo branco coalho, ricota; use açúcar mascavo, tome suco natural da própria fruta e tome pelos menos ½ de água por dia”, afirmou a especialista.

Sobre a quantidade correta do uso de sal de cozinha na alimentação Cristina destacou, com precisão a quantidade adequada “ a quantidade de sal é uma tampinha de caneta bick por dia, para colocar no alimento”, frisou.

A nutricionista também falou como colocar o valor correto e o tipo de açúcar no suco. “ para 200 ml de suco que deve ser ingerido por dia depois de uma hora depois das refeições no máximo deve ser colocado uma colher de sopa de açúcar de preferência açúcar mascavo para 200 ml de suco”, declarou Cristina.

                                     

Cristina informa como usar o adoçante. 
A quantidade correta para o uso do adoçante é 5 gotinha por vez. Por exemplo: se você toma café da manhã, almoça e toma seu suco na janta toma novamente café ou suco deve colocar de 4 a 5 gotinhas por dia", Disse a nutricionista.

A água de coco segundo a nutricionista é rica em minerais, proteínas ela é hidratante isotônica é muito boa para saúde, agora se você for diabético, por exemplo: apenas dois copos de água de coco por dia.

Sobre a alimentação infantil a nutricionista também passou orientações para os pais. Segundo Cristina “esse é um caso bastante polêmico, pois o que mais se vê na escola são os lanches que a escola oferece e até mesmo o lanche que as crianças levam para a escola é sempre composto de salgadinho, biscoito recheado e refrigerante, além de ser uma bomba calórica que engordam eles contém muito sódio, gordura. A lancheira  da criança deve  conter frutas, nem que seja uma isso é essencial para as crianças pois as frutas contém as vitaminas que precisam”.

         A nutricionista Tereza Cristina atua no Hospital Ermírio Coutinho de Nazaré da Mata e no Consultório Multidisciplinar Bioquímica de Carpina.


         Jornalista Luís Correa    
   Registro Profissional 6110/PE 

Atrás das grades

AFP
Mark David Chapman, o assassino do ex-beatle John Lennon, teve a liberdade condicional negada pela nona vez. O homem, de 61 anos, foi condenado à prisão perpétua em 1981 e cumpre pena em Nova York, nos EUA.

Lennon estaria com 75 anos hoje, se não tivesse sido morto a tiros por Chapman em 8 de dezembro de 1980.

Fonte: Giro Uol

Apple multada

AFP
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, aplicou uma multa de 13 bilhões de euros (R$ 47 bilhões) à Apple. A entidade  considera que a empresa americana de tecnologia recebeu incentivos fiscais ilegais para pagar menos impostos ao governo irlandês do que outras firmas.

A investigação levou três anos, e a decisão pode tensionar ainda mais as discussões entre União Europeia e EUA sobre a regulação de impostos.

Fonte: Giro Uol

Você tem direito?

Shutterstock
Acaba amanhã o prazo para sacar os R$ 880 de abono salarial referente a 2014. Mais de 1 milhão de pessoas ainda não foram atrás do benefício, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Depois do fim do prazo, os recursos voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, e quem não sacou perde o direito ao dinheiro. O governo já prorrogou o prazo uma vez e não deve  estendê-lo novamente.

Fonte: Giro Uol

Desemprego sobe

iStock/ATINAT_FEI
O desemprego no país atingiu, em média, 11,6% da população no trimestre de maio a julho, e o número de desempregados no Brasil chegou a 11,8 milhões de pessoas.

O resultado subiu em relação ao registrado no trimestre anterior. De fevereiro a abril deste ano, o total de desempregados era de 11,4 milhões. Os dados foram divulgados pelo IBGE.

Fonte: Giro Uol

Novos contratos de trabalho

Letícia Moreira/Folhapress
A equipe do presidente em exercício, Michel Temer, prepara uma reforma trabalhista que prevê a criação de duas novas modalidades de contrato de trabalho: o parcial e o intermitente.

A medida atenderia a um pedido de empresas para reduzir custos, mas especialistas acreditam que isso poderia aumentar a informalidade e o desemprego. A reforma trabalhista vai ser uma das prioridades do eventual novo governo, ao lado da reforma previdenciária, caso o impeachment de Dilma Rousseff seja aprovado no Senado.

Fonte: Giro Uol

Mercado em movimento

Yasuyoshi Chiba/AFP
A Bolsa fechou praticamente estável, com leve queda de 0,06%, com 58.575,42 pontos. Ainda assim, a Bovespa acumula valorização de 2,21% no mês e de 35,12% no ano.

No mercado de câmbio, o dólar subiu 0,24%, cotado em R$ 3,24, depois de ter caído 1,21% na véspera.

Fonte: Giro Uol

Bens bloqueados

Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados
O Tribunal de Contas da União bloqueou bens do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e do ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque. Também foram bloqueados os bens de empresas de executivos do Grupo Odebrecht e da empreiteira OAS.

A medida deixou disponíveis R$ 2,1 bilhões para ressarcir eventuais prejuízos causados pelo esquema de corrupção na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A ordem foi incluída no inquérito da operação Lava Jato.

Fonte: Giro Uol

"História deverá desculpas"

Marlene Bergamo/Folhapress
José Eduardo Cardozo, advogado de Dilma Rousseff, disse que a História deverá pedir desculpas à presidente, caso ela tenha o mandato cassado no processo de impeachment.

Cardozo também disse que não existem provas de que Dilma tenha feito "qualquer coisa que não fosse dentro da ética". Cardozo também pediu que aqueles favoráveis ao impeachment não "enxovalhem" a honra da petista.

Fonte: Giro Uol

Caçada a Lula

Pedro Ladeira/Folhapress
O PT encara o impeachment de Dilma Rousseff como o penúltimo capítulo de uma saga que pode terminar com a condenação e até mesmo a prisão do ex-presidente Lula.

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, integrantes do partido acreditam que, com a saída de Dilma, vai começar uma "caçada final" a Lula, para impedir que ele concorra à Presidência em 2018.

Fonte: Giro Uol

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Reta final do impeachment

André Dusek/Estadão Conteúdo
O Senado já tem 54 parlamentares que declararam publicamente a intenção de votar pelo impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. O número é o mínimo necessário para que a petista tenha o mandato cassado. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, a votação final do impeachment deve ocorrer na quarta (31).

Fonte: Giro Uol

Alan Marques/Folhapress O deputado afastado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), divulgou nota na qual diz que a presidente afastada, Dilma Rousseff, 'segue mentindo contumazmente' em depoimento no Senado. Dilma disse várias vezes nesta segunda que a abertura do processo de impeachment contra ela se deve a uma 'chantagem' e 'desvio de poder' de Cunha para que não fosse julgado no Conselho de Ética da Câmara. De acordo com Eduardo Cunha, as 'tentativas de barganha' para que ele não abrisse o processo de impeachment partiram do governo petista e não foram aceitas por ele.


Charles Sholl/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo
Cunha também tem outras preocupações além de Dilma. Vão ser ouvidas hoje no Supremo Tribunal Federal as testemunhas de defesa indicadas pelo ex-presidente da Câmara em processo no qual é acusado de receber R$ 5 milhões em dinheiro desviado da Petrobras.

De acordo com as investigações, Eduardo Cunha pressionou, a partir de 2010, o ex-consultor da empresa Mitsui e um dos delatores da Lava Jato, Júlio Camargo, para que voltasse a pagar propina por um contrato de navios-sonda com a Petrobras que foi interrompida por problemas jurídicos.

Fonte: giro uol

Cunha também responde Dilma

Alan Marques/Folhapress
O deputado afastado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), divulgou nota na qual diz que a presidente afastada, Dilma Rousseff, 'segue mentindo contumazmente' em depoimento no Senado.

Dilma disse várias vezes nesta segunda que a abertura do processo de impeachment contra ela se deve a uma 'chantagem' e 'desvio de poder' de Cunha para que não fosse julgado no Conselho de Ética da Câmara. De acordo com Eduardo Cunha, as 'tentativas de barganha' para que ele não abrisse o processo de impeachment partiram do governo petista e não foram aceitas por ele.

Fonte: giro uol

Temer diz que não é bem assim

Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente interino Michel Temer divulgou nota repudiando fala de Dilma Rousseff durante o depoimento no Senado. Ela afirmou que o governo interino, se efetivado, irá suprimir direitos dos trabalhadores.

Temer falou em 'falsas acusações' e disse que vão ser respeitados 'todos os direitos e garantias constitucionais' durante o processo de reformas que será colocado em prática.

Fonte:  Giro uol

O embate final no Senado

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A sessão de julgamento do processo de impeachment  retomada hoje com a fase de debates entre acusação e defesa. Depois discursos dos senadores na tribuna.

Então o ministro Ricardo Lewandowski, que preside a sessão, fazer um resumo do processo de impeachment e ordena a votação final, que  ficará para a quarta-feira. 

Fonte: Giro Uol

Maratona de 13 horas

Moreira Mariz/Agência Senado
Em depoimento ao Senado no processo de impeachment que durou mais de 13 horas, a presidente afastada, Dilma Rousseff, fez uma defesa das opções do governo dela para enfrentar a crise econômica. Dilma voltou a dizer que, se for condenada sem que haja comprovação de crime de responsabilidade, estará sendo vítima de um golpe parlamentar.

A presidente afastada participou no Senado da fase de interrogação do processo de impeachment e aproveitou para elogiar, na parte final da longa sessão, os programas sociais do PT. Ela também criticou o que chamou de machismo nas motivações do processo e o 'uso ideológico' das delações premiadas.

Fonte: Giro Uol

HOJE NO PROGRAMA NAZARÉ EM DESTAQUE DA RÁDIO ALTERNATIVA FM DA AMUNAM ADVOGADO FALA SOBRE ACIDENTE DE TRABALHO


Rock no fim do ano

Divulgação / Jeff Lipsky
O vocalista Chris Cornell está a caminho da América Latina e deve fazer quatro shows no Brasil em dezembro.

Os shows fazem parte da turnê Higher Truth, da carreira solo do músico. O líder do Soundgarden e ex-Audioslave deve se apresentar em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

Fonte: Giro Uol

Troca de dupla

João Cotta/TV Globo
O Esporte Espetacular, da Globo, vai ter uma nova dupla de apresentadores. Glenda Kozlowski e Alex Escobar vão deixar o programa para se dedicar à narração.

Fernanda Gentil e Flávio Canto vão assumir a apresentação do programa. A mudança já vai acontecer neste domingo.

Fonte: Giro Uol

Luto na fábrica de chocolate

Divulgação
O ator americano Gene Wilder, que ficou marcado pelo papel de Willy Wonka no clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), morreu nos Estados Unidos aos 83 anos.

De acordo com a imprensa americana, a morte está relacionada a complicações decorrentes do mal de Alzheimer.

Fonte: Giro Uol

Saindo do fundo do poço

Shutterstock
A economia começou a dar sinais de reação. É o que mostra um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Dos 10 principais setores que fazem a roda do crescimento girar, 7 já esboçam recuperação, principalmente a indústria.

A expectativa é que os dados oficiais do PIB, que vão ser divulgados nesta semana, já apontem uma retração menor da economia, perto de 0,2%. Mas especialistas defendem que o governo precisa fazer ajuste fiscal nas contas públicas para a economia continuar no caminho da recuperação.


Fonte: Giro Uol

Mercado financeiro

Daniel Marenco/Folhapress
A Bolsa fechou em alta de 1,55%, com 58.610,39 pontos. Com isso, a Bovespa acumula valorização de 2,27% no mês e de 35,2% no ano. A sessão de hoje foi influenciada, principalmente, pela alta das ações da Petrobras, da Vale e dos bancos. O destaque vai para os papeis do Banco do Brasil, que valorizaram 4%.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 1,21%, cotado em R$ 3,232, após duas altas seguidas.

Atentado no Iêmen

Saleh Al-Obeidi/ AFP
Um atentado reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico deixou pelo menos 54 pessoas mortas na cidade de Áden, no Iêmen. O ataque foi contra jovens recrutas do exército, que luta contra os rebeldes xiitas e os grupos jihadistas sunitas.

O ataque, com carro-bomba, é o mais violento na cidade desde que ela foi retomada pelo governo, em julho de 2015.


Fonte: Giro Uol

Queda no ensino privado

Filipe Redondo/Folhapress

O número de matrículas no ensino superior privado deve cair neste ano. O Semesp, sindicato do setor, estima um recuo de 0,3% na comparação com 2015.

O desempenho reflete um cenário de diminuição do financiamento estudantil pelo Fies, que já vem desde o ano passado.


Fonte: Giro Uol

Plano B

Leo Pinheiro/Valor
O ex-ministro Miguel Rossetto disse que o PT já se prepara para ir às ruas pedir novas eleições se a presidente Dilma Rousseff sofrer impeachment.

O PT foi contra a proposta de Dilma de convocar um plebiscito para novas eleições presidenciais caso voltasse ao Planalto. Mas Rossetto defende as diretas se o processo contra Dilma passar no Senado e Michel Temer assumir de vez o cargo.

Fonte: Giro Uol